Pele deslumbrante: como ter uma pele sempre brilhante?

Hoje vou abordar um assunto universal, contudo, não vou aprofundar muito e analisar todos os detalhes. Vou apresentar as regras básicas de cuidados com a pele para mantê-la sempre bonita e perfeita. Por vezes, acho que vale a pena falar de algo que parece óbvio porque há sempre alguma informação que pode surpreender-vos.

Pele: o que devem saber sobre ela?

Primeiro, a pele difere de pessoa para pessoa. E este é o motivo e, ao mesmo tempo, a resposta para uma das perguntas mais frequentes que me colocam, que é “Porque é que os produtos de cuidados com a pele que recomendas não funcionam comigo?

Se todas tivéssemos o mesmo tipo de pele, haveria um único creme para todas. No entanto, existem muitos cosméticos porque existem os seguintes tipos de pele: seca, oleosa e mista, e, além disso, todos os tipos de pele podem ser afetado por problemas, como acne, capilares quebrados, cravos, sinais de envelhecimento, etc. E é por isso que a vossa pele pode não tolerar os produtos que oferecem os efeitos desejados à vossa amiga. Na verdade, os produtos de cuidados com a pele que fazem maravilhas para a vossa amiga podem arruinar a vossa pele e criar um problema ainda mais complicado de resolver.

O que devem saber sobre os cuidados com a pele eficazes é que devem sempre ajustá-los ao tipo de pele e satisfazer todas as necessidades atuais da vossa pele. Ponto 🙂

Pele: de que precisa?

Cuidados! Era bom que a pele se mantivesse jovem e bonita sem qualquer ajuda da nossa parte. Infelizmente, a vida não é um conto de fadas e todos os dias nos deparamos com dezenas de fatores que perturbam a nossa pele em determinada medida. Portanto, cuidem da vossa pele. Reservem alguns minutos do vosso dia para a observarem de perto e escolham os cosméticos de forma consciente. Assim, podem ter a certeza de que a pele retribuirá com uma aparência incrível.

O cerne dos cuidados com a pele

Embora sejam diferentes, os vários tipos de pele apresentam algumas necessidades que são comuns a todos eles.

  1. Hidratação – a água é fundamental para a pele e constitui uma parte importante de todo o volume da pele, portanto, uma hidratação regular (não só interna mas também proporcionada por cosméticos) é a tarefa mais importante a realizar todos os dias! Apliquem hidratantes, máscaras faciais com humectantes e misturas caseiras de mel e ácido hialurónico (podem adquirir o ácido em qualquer lado, online ou numa farmácia), que são duas substâncias realmente fortes que atraem e fixam a água na pele.
  2. Nutrição – a nutrição e a hidratação andam, de alguma forma, de mãos dadas. Certifiquem-se de que fornecem os nutrientes adequados à pele, para que funcione devidamente. Comecem por fornecer vitaminas, como vitamina A, E e vitaminas do grupo B.
  3. Proteção – o terceiro aspeto mais importante é a proteção, porque a nossa pele, ao contrário do que pensamos, é bastante delicada. Devemos proteger a pele de que fatores?
    Bem, por exemplo, dos radicais livres (antioxidação), toxinas (antipoluição), sol e de todos os fatores que aceleram os processos de envelhecimento (anti-idade). Por fim, também devemos proteger a pele contra a perda de água que lhe fornecemos.
  4. Limpeza – todos os tipos de pele devem ser limpos. Acho que não preciso de vos dizer que é muito má ideia ir para a cama sem maquilhagem, certo? É óbvio que é fundamental remover os cosméticos de cor. A limpeza regular da pele também é muito benéfica. Portanto, utilizem um esfoliante facial regular ou um esfoliante enzimático para garantir que a pele fica profundamente limpa. Assim, vai conseguir eliminar os resíduos de cosméticos e outras impurezas que obstruem os poros da pele. Além disso, removerão as células mortas da pele. Resultado? Pele bonita, macia e uniforme sem sinais de descolorações.

É tudo? Claro que não! Estes são apenas os conceitos básicos 🙂

Mais dicas sobre cuidados com a pele

Devemos focar-nos nas necessidades atuais da pele e escolher as substâncias que irão satisfazer essas necessidades.

Por exemplo, se a vossa pele estiver afetada por acne, então é óbvio que vão ter de a manter hidratada, nutrida, limpa e protegida. Mas, além disso, cuidem dela com substâncias que vos ajudarão a reduzir as inflamações e a eliminar estas imperfeições tão desagradáveis.

No caso de pele oleosa, além das práticas regulares de cuidados cutâneos que ajudam a controlam este brilho pouco saudável, devem utilizar ervas que ajudarão as glândulas sebáceas a funcionar devidamente.

Devem ser o mais cuidadosas possível se tiverem pele com couperose. Por exemplo, o tratamento facial com vapor não é recomendado, como não são os esfoliantes e todos os cosméticos que aquecem a pele e aumentam a circulação sanguínea – podem agravar mais o problema.

Quando a pele é madura, é boa ideia ponderar fazer profilaxia antidade. Portanto, optem por cremes para a pele, um bom creme de olhos e algo que reforce as fibras de colagénio e elastina da pele.

Muito bem, vamos lá resumir tudo o que eu disse 🙂

6 regras básicas para um cuidado cutâneo inteligente

  1.  Mantenham a pele hidratada, independentemente do seu tipo.
  2. Escolham cosméticos que resolvam os problemas que afetam a vossa pele.
  3. Concentrem-se na profilaxia em vez de resolverem os problemas que vão surgindo.
  4. Limpem a vossa pele regularmente para eliminarem as toxinas e os resíduos de maquilhagem.
  5. Não se esqueçam de proporcionar a proteção adequada à vossa pele (ex.: contra o sol).
  6. Façam todos os possíveis para utilizar apenas (ou maioritariamente) cosméticos naturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos similares que podem interessar

Aqui você pode encontrar os artigos relacionados com a postagem que você leu recentemente.