Cuidado natural da pele e do cabelo. Como fazê-lo e não desanimar?

Acho que todas as mulheres optam por uma abordagem natural em algum momento das suas vidas. Estou a falar de cuidados capilares e cutâneos naturais. É, sem dúvida, a decisão certa, mas como colocar em prática?

Vou falar-vos de cuidados de beleza naturais. Não é tão simples quanto parece, por isso não se atirem de cabeça.

Vamos primeiro fica a saber por que devemos mudar de hábitos. São inúmeras as razões:

  • o cuidado capilar é melhor, mais saudável e mais agradável
  • os cosméticos naturais não danificam a pele ou o cabelo
  • os ingredientes naturais ajudam a resolver muitos problemas de pele
  • é mais fácil ajustar soluções naturais às nossas necessidades
  • os produtos derivados da natureza permitem-nos manifestar a nossa criatividade
  • os cosméticos naturais são ecológicos

Quando optar por abordagens naturais?

É sempre bom mudar para um cuidado capilar ou cutâneo natural. O aspeto fundamental é tomar decisões conscientes e evitar algumas modas passageiras. Se “as minhas amigas fazem então eu também quero” é o que vos motiva a mudar, aconselho-vos a esperar um pouco mais. O único bom motivo para passar para o lado natural é a vontade de aplicar produtos mais adequados na pele e no cabelo.

Fui madura o suficiente para tomar esta decisão há alguns meses. Embora tenha sido complicado no início e tenha tido algumas dúvidas quando o meu cabelo se recusava a colaborar, não me arrependo.

Mudem para melhor. Como?

Esqueçam as mudanças radicais (eu escolhi esse caminho e foi um erro). Em vez disso, sejam sistemáticas. Uma mudança súbita de todos os nossos produtos “maléficos” por ingredientes naturais pode ser demasiado chocante para a nossa pele, cabelo e até para nós próprias. Para quê complicar as coisas?

Não vamos deitar fora todos os produtos de uma só vez. Se funcionaram bem e não provocaram quaisquer danos, podem acabar de os usar e depois optar por produtos naturais. Ao introduzir gradualmente novos cosméticos na nossa rotina diária, podemos fazer a mudança em segurança e com delicadeza, e é também mais fácil perceber se um determinado produto é adequado para nós ou não.

Produtos de beleza naturais. O que escolher para começar?

Os primeiros produtos que usamos para dar início à reforma dos cuidados capilares e cutâneos determinam se vamos sentir-noss desmotivadas desde o início ou não.

  • NÃO RECOMENDO que comecem pelos produtos de cuidado capilar, porque a diferença entre o efeito de um champô ou condicionador comuns e o seu concorrente natural é enorme. A ausência de silicones significa que o cabelo é mais difícil de desembaraçar e criar a sensação de cabelo áspero, enquanto a falta de detergentes no champô pode proporcionar a sensação de cabelo não lavado. Introduzam estes produtos gradualmente, sem pressa, usando óleos naturais para o cabelo e couro cabeludo.
  • RECOMENDO sabonetes, esfoliantes, géis de banho e loções corporais. Optem pelos produtos constituídos por ingredientes naturais, à base de óleos vegetais e extratos de ervas. Se os componentes forem equilibrados (quantidade semelhante de substâncias hidratantes e lubrificantes) não devemos sentir qualquer desconforto. Se não sentirmos nada, é sem dúvida uma mudança para melhor!

Cuidado facial natural? Cuidado!

Recomendo que sejam cautelosas no que toca ao cuidado facial. Porquê? A pele do rosto é extremamente sensível e fica facilmente irritada.

Seja razoável quando comprar produtos faciais ecológicos. Os mais baratos normalmente têm os ingredientes mais fracos, pelo que se arriscam a obter um efeito fraco. Se os produtos contiverem álcool (algumas ervas são maceradas no álcool), é provável que fiquem com a pele irritada. Aconselho-vos a percorrer a lista de ingredientes e garantir que o produto é de elevada qualidade antes de comprarem um hidratante, sérum ou produto de limpeza facial naturais.

5 regras para realizar um cuidado capilar e cutâneo natural

Vamos lá fazer um resumo 🙂

Acho que vale a pena optar por um cuidado natural. Hoje em dia, os produtos naturais e ecológicos são cada vez mais populares e já não se assemelham a polpas verdes dentro de frascos feios. A oferta é vasta e todas nós podemos encontrar o cosmético natural certo e feito à nossa medida.

Por outro lado, para não desmotivar (o cuidado natural não oferece um efeito instantâneo), devemos seguir as cinco regras simples que se seguem. Como melhorar a aparência de forma natural?

  1. Não compliquem. Guardem apenas os produtos que realmente utilizam.
  2. Não substituam todos os produtos de uma só vez. Terminem os produtos que têm e introduzam gradualmente cosméticos naturais.
  3. Aprendam a analisar a composição. Se souberem que ingredientes evitar a todo o custo, será mais fácil escolher os cosméticos certos.
  4. Não desmotivem. Os produtos naturais para a pele e para o cabelo atuam mais lentamente (e mais eficazmente!) mas não se deixem desanimar pela ausência de resultados imediatos.
  5. Atrevam-se a experimentar! Nem todos os cosméticos naturais funcionam para todas as pessoas, por isso não tenham medo de mudar e experimentar várias opções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos similares que podem interessar

Aqui você pode encontrar os artigos relacionados com a postagem que você leu recentemente.