O cuidado do cabelo encaracolado não é assim tão fácil e agradável como possam pensar. Naturalmente, é possível apender a escovar, lavar e realizar tratamentos de beleza diários, mas devo avisar-vos: vai levar tempo. Ainda assim, o melhor será aprender todas as técnicas que vão ajudar-vos a manter o cabelo encaracolado e ondulado em bom estado. Hoje, vou explicar-vos e orientar-vos para saberem com 100% de certeza como melhorar a aparência dos fios encaracolados. Preparadas?
Como sabem que o cabelo é encaracolado?
Surpreendentemente, muitas mulheres têm cabelo encaracolado mesmo quando parece ser liso. Naturalmente, não estou a falar do exemplo clássico dos caracóis, mas dos fios que são ligeiramente encaracolados ou apenas ondulados. Na maioria das vezes, podemos deparar-nos com cabelos do tipo 2B, que é uma classificação feita por A. Walker. Como reconhecer que o cabelo tem a forma de S? Esta é a maneira mais simples. Penteiem o cabelo seco. Se notarem que fica áspero, seco e desagradável ao toque e emaranhado, podem ter a certeza de que estão perante um cabelo encaracolado.
Como começar a cuidar bem do cabelo encaracolado?
Antes de começarem a realizar tratamentos de cuidado capilar novos, respondam primeiro às perguntas abaixo. Vão ajudar-vos a definir o estado do vosso cabelo. Além disso, vão aprender as práticas de cuidado que danificam os fios encaracolados.
1. Penteiam o cabelo com ele seco?
Se pentearem o cabelo com ele seco, então o melhor será parar de o fazer. Em vez disso, penteiem o cabelo quando este estiver molhado. Podem começar por percorrer os dedos pelo cabelo antes de usarem um pente. Além disso, é boa ideia pentear o cabelo antes de o lavarem, para manterem os fios sem nós.
2. O que utilizam para desembaraçar o cabelo?
Bem, escusado será dizer que é muito importante desembaraçar o cabelo. Recomenda-se que o façam com os dedos, com o cabelo ainda molhado e revestido com condicionador. Em vez de usar os dedos, também podem usar um pente de madeira de dentes largos. Podem utilizar este pente para desembaraçar o cabelo seco, antes da lavagem. Por outro lado, não devem usar uma escova desembaraçante com o cabelo molhado. Basicamente, devem utilizar apenas uma escova de cerdas de javali para retirar os nós do cabelo.
3. O que contêm os vossos produtos de cuidado capilar?
Se quiserem ter um cabelo encaracolado saudável e bonito, devem cuidar dele utilizando cosméticos que contenham proteínas, emolientes e humectantes. As proteínas ajudam a regenerar os fios danificados, mas quando utilizadas em excesso, podem contribuir para a desidratação do cabelo. Os humectantes hidratam e os emolientes suavizam e nutrem o cabelo. Portanto, é muito boa ideia utilizar emolientes no cuidado capilar diário – optem por óleos naturais, silicones e ceras.
4. Os vossos produtos de cuidado capilar contêm silicones e álcoois?
Tenham em atenção de que nem todos os tipos de silicones e álcoois são prejudiciais. Alguns podem evitar que as pontas fiquem espigadas, ajudam os produtos capilares a produzir melhores efeitos e estimulam o crescimento do cabelo. Vale a pena levar em consideração o facto de grande parte desses produtos se destinar ao tratamento do couro cabeludo desidratado e sensível.
5. Utilizam algum produto de estilização capilar?
Antes de entrarem em pânico, analisem a lista de ingredientes dos produtos de cuidado capilar que utilizam e tentar encontrar os tais “álcoois prejudiciais”. Na verdade, podem preparar o vosso próprio produto de estilização capilar. Trata-se de uma mistura de sementes de linhaça que podem aplicar no cabelo (e também na versão quente).
6. Como e o que utilizam para lavar o cabelo e o couro cabeludo?
As mulheres que têm cabelo encaracolado devem usar champôs delicados. Também é importante que diluam o champô com água antes de o aplicarem no couro cabeludo. Além disso, é boa ideia utilizar o champô para lavar apenas o couro cabeludo. O cabelo ficará limpo quando a espuma descer pelo cabelo. Além disso, devem fazer todos os possíveis para evitar que o cabelo fique emaranhado quando o lavarem.
7. Têm o couro cabeludo sensível?
Se tiverem a pele sensível, não devem expô-la a produtos que contenham substâncias irritantes. E esta regra aplica-se maioritariamente aos cosméticos que entram em contacto com o couro cabeludo. Portanto, substituam os champôs agressivos por champôs e condicionadores delicados, eliminem os chamados álcoois prejudiciais, óleos essenciais e óleo de árvore do chá. Se tiverem o couro cabeludo sensível, o melhor será utilizarem produtos herbais. E não se esqueçam de enxaguar bem o cabelo.
8. Sofrem de queda de cabelo?
Se sim, visitem um médico. Porque é tão importante? Porque o cabelo não fica saudável se o corpo estiver doente. As causas de queda capilar são numerosas: anemia, carências vitamínicas, flutuações hormonais, desordens endócrinas. Se o organismo estiver bem, então optem por loções de couro cabeludo herbais e façam uma massagem na cabeça.
Quais os vossos truques e dicas para cuidarem do cabelo encaracolado em casa? Recomendam algum produto de cuidado capilar?
Deixe uma resposta