Todas as mulheres precisam de aplicar pó de vez em quando. Quer prefiram maquilhagens subtis ou ousadas. Geralmente, opto por um pó solto e sei que devemos fazer uma aplicação correta para obter um bom efeito.
Sabiam que o pó de maquilhagem foi o primeiro a aparecer nas bolsas femininas antes da base? Antes de serem criadas as primeiras bases, as mulheres utilizavam pós para melhorar a sua pele. No entanto, os pós tinham muitas desvantagens, descamavam e saíam rapidamente. Foi então que alguém teve a ideia de misturar pó seco com algo húmido (água, óleo, creme) e criar uma fórmula cremosa de beleza. Foi assim que surgiu a primeira base.
Hoje em dia, a base e o pó são dois produtos completamente diferentes e obrigatórios na minha rotina de maquilhagem. Embora o pó sirva de base para todos os produtos, utilizamos este produto no fim – para fixar, suavizar, matificar.
Tipos de pós
A escolha não é muito vasta no que toca aos pós faciais. Existem duas opções, mas eu estou mais inclinada para a outra.
- Pó prensado
- Pó solto
Obviamente, esta classificação foca-se na forma. Ainda assim, é importante saber que os pós podem ter várias cores (translúcidas ou coloridas) ou materiais (mineral, bambu, arroz).
Pó solto – o meu favorito
O pó solto é a minha escolha na maioria dos casos. Aconteceu uma ou duas vezes – comprei um pó prensado e arrependi-me. Prefiro pós soltos porque são leves, é mais fácil controlar a quantidade aplicada e é um prazer aplicá-los utilizando os meus pinceis macios que eu tanto adoro. Passar o pincel no rosto durante a aplicação é realmente agradável e relaxante.
COMO APLICAR PÓS SOLTOS?
É possível aplicar facilmente em demasia. Quem já utilizou um pó solto sabe que uma aplicação errada é sinónimo de efeito denso e manchas inestéticas. Como aplicar um pó solto para alcançar o efeito desejado de pele macia e matificada, assim como um rosto de aparência natural?
1. Aplicar o pó solto localmente
Não é boa ideia revestir todo o rosto com um pó. Poucas pessoas sabem que este produto deve ser aplicado exclusivamente em algumas zonas do rosto. Tal como o bronzeador ou o iluminador. Uma vez que o pó se destina a proporcionar um efeito matificado e a absorver o excesso de sebo, devem aplicá-lo maioritariamente na zona T.
2. Seguir a regra “menos significa mais”
O que importa é a qualidade, não a quantidade, portanto, não apliquem pó solto em demasia. A aplicação em excesso cria um efeito denso e uma aparência pouco natural. Os pós soltos em excesso tendem a acumular-se nos vincos da pele, realçando as linhas do rosto e fazendo com que pareçam mais velhas. Não queremos isso, certo? Recomendo vivamente a utilização de pequenas quantidades de pó solto e a eliminação do excesso de pó usando um pincel.
3. Optar por vários aplicadores de maquilhagem
A aplicação de um pó solto usando o aplicador fornecido é um erro comum. O acessório é fornecido com o produto, por isso deve proporcionar os melhores efeitos… Eu percebo a lógica, mas não é assim na realidade. Um pincel grande de cerdas espessas é a melhor escolha para aplicar pó solto. Por que é que as esponjas não são eficazes? Porque o pó fica no seu interior. É por isso que devemos optar por pinceis de cerdas espessas. Por um lado, não precisam de se limitar a apenas um aplicador. Por exemplo, utilizem um pincel de sombra de olhos para alcançar as zonas de mais difícil acesso que requerem mais precisão.
4. Não esfregar, dar toques
O modo de aplicação do pó também afeta o resultado. A regra básica diz que devem aplicar o pó dando pequenos toques, sem esfregar. Utilizar movimentos circulares é bom quando desejam remover o excesso de pó do rosto, e não para aplicar o produto. Sei, por experiência própria, que aplicar o pó dando pequenos toques proporciona um efeito mais duradouro e natural.
5. Experimente várias técnicas de aplicação de um pó solto
Eu não sabia que o pó solto podia ser usado para outras finalidades além da fixação da maquilhagem. Podem aplicá-lo na zona T apenas para obter um efeito mate. No entanto, experimentem aplicar por baixo dos olhos para camuflar os defeitos de maquilhagem, como sombras de olhos nas maçãs do rosto.
6. Antes de abrir a embalagem…
… agite um pouco. Assim, solta um pouco o produto, ficando mais leve e fácil de aplicar. Graças à peneira que acompanha a maioria dos pós, não irão derramar o produto e será doseada a quantidade certa de produto.
Espero que os pós soltos não escondam segredos de vocês, graças às minhas dicas! 🙂
Deixe uma resposta